terça-feira, 12 de abril de 2011

Biografia de Rita Ribeiro









Rita Ribeiro nasceu no Maranhão e, depois de morar em São Luis, onde iniciou sua carreira de cantora, começou a despontar como grande revelação da música brasileira em 1996.

Em 1997, já morando em São Paulo, gravou seu primeiro CD intitulado "Rita Ribeiro", com produção de Mario Manga e
Zeca Baleiro. O CD e o show Rita Ribeiro, após apresentação em várias capitais brasileiras, deram projeção nacional à cantora maranhense.

Em 1998, assinou contrato com a MZA Music, gravadora do produtor Marco Mazzola, e ainda sob a batuta do maestro Mário Manga, lançou em 1999 seu segundo CD, "Pérolas aos Povos", que recebeu excepcional acolhida de público e crítica. Neste mesmo ano, ao lado de
Ney Matogrosso, Milton Nascimento, Zeca Baleiro e Chico César, apresentou-se na noite brasileira do "Festival de Jazz de Montreux", na Suíça, e foi convidada para se apresentar no "Festival Brasil-Caracas"na Venezuela, alcançando grande dimensão internacional em sua trajetória musical.

Em 2000, dando continuidade ao lançamento e divulgação do CD "Pérolas aos Povos", Rita Ribeiro foi convidada a participar do Festival "Todos os Cantos do Mundo", dividindo o palco com
Lokua Kanza, considerado um dos grandes expoentes da música Pop africana, e ainda nesse ano, teve seu Cd lançado nos Estados Unidos e Canadá pela gravadora Putumayo World Music, o que resultou na realização de uma turnê de agosto a setembro de 2000, nas principais cidades americanas e canadenses, entre elas São Francisco, Los Angeles, Toronto e Montreal, para platéias de 15mil pessoas.

O resultado desse empreendimento levou Rita Ribeiro a ser indicada entre os melhores do mundo ao Grammy Awards 43rd, na categoria de melhor álbum de pop latino, realizado em fevereiro de 2001.

Ainda em 2001, a cantora lançou seu terceiro Cd "Comigo", com produção de Marco Mazzola, co-produção dela e do parceiro Pedro Mangabeira, que representou uma mudança em seu visual e uma ampliação de seu público em todo Brasil. Mas, sua popularidade, sempre crescente, aumentou mesmo com o inovador Tecnomacumba,, resultado de uma intervenção cultural que ficou em cartaz por quatro anos, sendo lançado em 2006 pelo selo Manaxica Produções com distribuição da gravadora Biscoito Fino.

Recentemente, Rita Ribeiro estreou, ao lado de
Jussara Silveira e Teresa Cristina, o concorrido e elogiado show Três Meninas do Brasil, com direção musical do maestro Jaime Alem, e atualmente elabora o repertório de seu novo cd a ser lançado em 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário