segunda-feira, 15 de julho de 2013

Carnavalesco
Anderson Paulino

É o responsável pela concepção do desfile. Em algumas escolas é também o responsável pela escolha do enredo. Em outras, parte de um enredo previamente escolhido e desenvolve sua expressão visual. Ao longo do processo de preparação do desfile, costuma assumir também a responsabilidade de coordenar os trabalhos do barracão. A rigor, seu trabalho termina no momento em que a escola entra na avenida. Muitos carnavalescos, porém, são figuras carismáticas, exercendo forte liderança sobre a escola, a ponto de assumir, durante o desfile, a função de "regente" da orquestra.


É quase impossível estabelecer um significador comum para todos os carnavalescos. No caso do carnavalesco-cenógrafo, normalmente oriundo do meio teatral e cujo trabalho concentra-se na concepção plástica de fantasias, carros alegóricos e adereços, pode-se pensar numa tripla regência Netuno-Mercúrio-Vênus. Temos aí o artista que cria ilusões visuais, que transforma materiais baratos em fantasias opulentas, que responde, enfim, ao arquétipo da estesia visual representado por Netuno em Gêmeos no Ascendente do Rio de Janeiro em quadratura com a Lua em Peixes. Nesta categoria, podem ser enquadrados o pioneiro Arlindo Rodrigues e seus seguidores Nilson Lage (Mocidade Independente) e Rosa Magalhães (Imperatriz Leopoldinense).

Já no carnavalesco-carismático, estilo Joãosinho Trinta, que se comporta antes de tudo como o diretor geral do espetáculo e criador de conceitos impactantes, vemos em pleno funcionamento a conjunção Sol-Plutão em Peixes no MC do Rio de Janeiro, com tudo o que significa em termos de controle, exercício de poder e afirmação ditatorial da própria genialidade.

G.R.C.S.E.S.Unidos de Santa Bárbara

G.R.C.S.E.S.Unidos de Santa Bárbara




G.R.C.S.E.S.Unidos de Santa Bárbara


Puxador de samba-enredo

O puxador do samba é mais do que um cantor: é um
animador, que tem a obrigação de manter elevado o moral da escola. É dele que partem os gritos de guerra que, ainda na concentração, antes do desfile, acendem os ânimos e contagiam todos os integrantes. Alguns puxadores são verdadeiros especialistas em apelos emocionais,
aproveitando o aquecimento na concentração para trazer a lembrança das raízes e das tradições da escola. Sua função lembra um pouco a dos líderes militares capazes de inflamar a tropa, apelando para o patriotismo e o brio dos soldados. E, em verdade, o desfile é visto como uma
batalha, razão pela qual hesitamos em atribuir a esta figura os tradicionais significadores dos cantores: Touro e seu regente, Vênus. O puxador de samba é um clarim de guerra. É Áries, aquele que sai na frente guiando a escola.

Há casos raros de puxadores de samba que correspondem ao arquétipo de Vênus em Touro. Um exemplo é Jamelão, veterano puxador da Mangueira, cuja voz consistente e melodiosa já virou um mito. Jamelão, aliás, detesta a denominação
puxador, preferindo considerar-se intérprete. A maioria, porém, está mais próxima da estridência de Vênus em Áries.




























G.R.C.S.E.S.Unidos de Santa Bárbara

G.R.C.S.E.S.Unidos de Santa Bárbara


Para definir uma evolução da porta bandeira nada melhor do que uma imagem criada por Vilma Nascimento uma lenda nessa arte, a dança da porta bandeira é como um voleio de um beija-flor em torno de uma rosa, ele se aproxima e sai, volta a se aproximar, a beija e sai, nunca às ações são idênticas e a rosa ao sabor do vento das asas do pássaro nunca permanece passiva ela também dança.