O carnaval chegou ao Brasil em meados do século XVII, sob influência das festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em alguns países, como a França, o carnaval acontecia em forma de desfiles urbanos, ou seja, os carnavalescos usavam máscaras e fantasias e saíam pelas ruas comemorando.
Certos personagens têm origem europeia, mas mesmo assim foram incorporados ao carnaval brasileiro como, por exemplo, rei momo, pierrô, colombina.
A partir desse período, os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos cortejos de automóveis (corsos) foram criados, mas só se popularizaram no começo do século XX.
As pessoas decoravam seus carros, fantasiavam-se e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades, dando origem assim aos carros alegóricos. O carnaval tornou-se mais popular no decorrer do século XX e teve um crescimento considerável que ocorreu devido às marchinhas carnavalescas (músicas que faziam o carnaval ficar mais animado).
A primeira escola de samba foi criada no dia 12 de agosto de 1928, no Rio de Janeiro, e chamava-se “Deixa Falar”, anos depois seu nome foi modificado para Estácio de Sá. Com isso, nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo foram surgindo novas escolas de samba. Organizaram-se em Ligas de Escolas de Samba e iniciaram os primeiros campeonatos para escolher qual escola era a mais bonita e a mais animada. A região nordeste permaneceu com as tradições originais do carnaval de rua, como Recife e Olinda. Já na Bahia, o carnaval fugiu da tradição, conta com trios elétricos, embalados por músicas dançantes, em especial o axé.
Veja a seguir os Estados que mais celebram o carnaval:
Rio de Janeiro
A folia carnavalesca carioca começa antes dos dias oficiais do carnaval. Já no mês de setembro começam os ensaios nas quadras das diversas escolas de samba da cidade.
No mês de dezembro a cidade já se agita com os denominados “ensaios de rua” e a mais nova criação: “ensaios técnicos”, que levam milhares de pessoas ao Sambódromo todo final de semana. Os desfiles oficiais são realizados durante a data oficial do carnaval.
Pernambuco
Milhares de pessoas saem pelas ruas de Olinda e Recife, a maioria fantasiada e ao som do frevo (ritmo marcante do Estado).
O carnaval de Pernambuco conta com dezenas de bonecos gigantes, os foliões são extremamente animados. Uma das grandes atrações é o bloco carnavalesco “Galo da Madrugada”.
Bahia
O carnaval baiano é, sem dúvida, um dos mais calorosos e animados do Brasil e do mundo. Em especial na cidade de Salvador, onde se localiza os três principais circuitos carnavalescos: Dodô, Osmar e Batatinha.
Por esses circuitos passam mais de 150 blocos organizados, cerca de 2 milhões de pessoas durante os dias de festa. Normalmente esses blocos se apresentam com os trios elétricos e com cantores famosos.
São Paulo
G.R.C.S.E.S.Unidos de Santa Bárbara Rua: José Cardoso Pimentel,1B Itaim PTA- SP - Cep:08149-400 Tel.: (011) 2712-1191
sábado, 2 de abril de 2011
Comissão de Frente - G.R.C.S.E.S.Unidos de Santa Barbara - O carro abre-alas
Comissão de Frente
A comissão de frente é um quesito apresentado pelas escolas de samba, onde se apresentam dando boas vindas ao público bem como aos jurados, é formada por dez a quinze pessoas, que demonstram o enredo da escola.
As comissões de frente mais antigas apresentavam os integrantes da direção da escola carregando bastões, como se estivessem armados para proteger a escola.
A Portela foi a primeira escola de samba a inovar nessas apresentações, levando para a passarela do samba os integrantes mais bem vestidos, com fraque e cartola, fazendo coreografias ritmadas com o samba.
Nos anos trinta algumas escolas tentaram inovar, colocando na comissão de frente carros alegóricos, o que foi criticado pelos jurados, que acreditavam que não havia necessidade para tanto.
Mas as grandes transformações das comissões de frente vieram depois que as escolas contrataram artistas plásticos e coreógrafos. A união das duas classes causou um verdadeiro escândalo, por tanta beleza nas apresentações.
Os trajes são ricos, de acordo com o enredo da escola, os integrantes ensaiam coreografias relacionadas à história apresentada. Muitas vezes, a comissão de frente é enriquecida com bailarinos profissionais, a fim de apresentar um desfile de maior qualidade.
Segundo o manual do julgador, as considerações dos jurados para dar as notas à comissão de frente são:
“- o cumprimento da função de saudar o público e apresentar a escola, sendo obrigatória a exibição em frente às cabines de julgamento;
- a coordenação, a sintonia e a criatividade de sua exibição, que será obrigatória em frente às cabines de julgamento, podendo evoluir da maneira que desejar;
- a indumentária da comissão de frente, que poderá ser tradicional (fraques, casacas, summers, ternos, smokings etc., estilizados ou não) ou realizada de acordo com o enredo, levando em conta, neste caso, sua adequação para o tipo de apresentação proposta”.
domingo, 27 de março de 2011
G.R.C.S.E.S.Unidos de Santa Barbara
"Eu queria te agradecer por tudo mais não sei como, você féis tanta coisa por mim, me ajudou quando precisei.Você é uma pessoa muito boa, alegre, companheira, eu gosto muito de você muito mesmo, se precisar de algo fala comigo um favor qualquer coisa, eu sempre estarei do seu lado isso pode ter certeza, você me ensinou coisas que vão me ajudar muito no futuro, eu sou muito grato por isso!"
"Mesmo que tivesse em minhas mãos todo o perfume das rosas, toda a beleza do céu, toda a pureza dos anjos, toda a inocência das crianças, toda a grandeza do mar, toda a força das ondas, mesmo que eu tivesse todas as coisas belas da vida e todos os belos lugares do mundo nada teria sentido se eu não tivesse o presente mais valioso, mais nobre e mais sagrado que Deus pode me dar...
"Mesmo que tivesse em minhas mãos todo o perfume das rosas, toda a beleza do céu, toda a pureza dos anjos, toda a inocência das crianças, toda a grandeza do mar, toda a força das ondas, mesmo que eu tivesse todas as coisas belas da vida e todos os belos lugares do mundo nada teria sentido se eu não tivesse o presente mais valioso, mais nobre e mais sagrado que Deus pode me dar...
Laís Moreira & João Carlos
Laís Moreira & João Carlos
O casal da Áquia de Oura conquístou o prêmio mais esperado da avenida.
O troféu nota 10 - Diario de São Paulo
Lais disse...
Obrigada mais uma vez pelo carinho.....tb sou sua fã..kkkkk
Bjs
19 de março de 2011 08:11
Mestre-Sala - João Carlos disse...
Valeu mesmo pelo carinho e pela simplicidade de pessoa que vc é...um grande abraço e sucesso!
O casal da Áquia de Oura conquístou o prêmio mais esperado da avenida.
O troféu nota 10 - Diario de São Paulo
Lais disse...
Obrigada mais uma vez pelo carinho.....tb sou sua fã..kkkkk
Bjs
19 de março de 2011 08:11
Mestre-Sala - João Carlos disse...
Valeu mesmo pelo carinho e pela simplicidade de pessoa que vc é...um grande abraço e sucesso!
Laís Moreira & João Carlos
Laís Moreira & João Carlos
O casal da Áquia de Oura conquístou o prêmio mais esperado da avenida.
O troféu nota 10 - Diario de São Paulo
Parabêns Laís e João por mais uma conquísta
A familía do G.R.C.S.E.S. Unidos de Santa Barbara
deseja há vocês toda felicidade do mundo
"Nunca mude seu jeito de ser pra satisfazer as pessoas que você gosta. Pois quem gosta de você não te muda e sim te completa."
"Como grãos de areia que compõe imensas dunas, como pequenas gotas que formam as chuvas gestos de compreensão, ternura e respeito são partes de um amor maior. AMIGOS."
Mesmo que não tenham nada em comum, somente compartilhar as mesmas recordações.Sabemos que existe um amanhã
cheio de sonhos e de vontades,
basta acreditarmos em nossa
força interna.
Pαrαbéns, muitαs felicidαdes, tudo de bom hoje e sempre !
Desejo-te muitas felicidades, paz, alegria e muito sucesso. Parabéns."
A amizade consegue ser tão complexa...
Deixa uns desanimados, outros bem felizes...
É a alimentação dos fracos
É o reino dos fortes
Faz-nos cometer erros
Os fracos deixam se ir abaixo
Os fortes erguem sempre a cabeça
os assim assim assumem-os
Sem pensar conquistamos
O mundo geral
e construimos o nosso pequeno lugar
deixando brilhar cada estrelinha
Estrelinhas...
Doces, sensiveis, frias, ternurentas...
Mas sempre presentes em qualquer parte
Os donos da Amizade...
Laís Moreira & João Carlos
Um show de técnica, charme, beleza e elegância
PARABÊNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNS.
João carlos disse...
Bom...
Não sei nem o que dizer sobre esta homenagem, mas vou ser grato em pequenas palavras: Muito obrigado pelo carinho, prestígio e por acompahar meu trabalho, observação,ser meu fã, mensagens...
Quero lhe dizer que fazemos td isso com muito amor, trabalho, dedicação, cumplicidade, respeito a todos nossos amigos, parentes, colegas, amantes desta arte MS & PB e afins...e contudo o que vale é ver ou ler depoimentos e pessoas como vc que demonstram o quanto nosso valor pessoal como a firgura representante de um Quesito é importante e isso nos da mais força pra continuarmos a buscar mais e mais!!!!
Meus sinceros agradecimentos não só em meu nome mas tb do Casal - João Carlos Camargo e Lais Moreira.
Sucesso!!!!!!
Lais disse...
Elielson, como havia dito obrigada pelo carinho e atenção...Temos o prazer e a felicidade de contar com pessoas como você em nosso caminho, que está presente prestigiando e enaltecendo nosso trabalho, que não parecer mas é dificil, trabalhoso e repleto de dedicação, mas fazemos com amor que é o mais importante. Fico lisonjeada com esta homenagem ficou lindo, mais uma vez obrigada.
Bj no coração
O casal da Áquia de Oura conquístou o prêmio mais esperado da avenida.
O troféu nota 10 - Diario de São Paulo
Parabêns Laís e João por mais uma conquísta
A familía do G.R.C.S.E.S. Unidos de Santa Barbara
deseja há vocês toda felicidade do mundo
"Nunca mude seu jeito de ser pra satisfazer as pessoas que você gosta. Pois quem gosta de você não te muda e sim te completa."
"Como grãos de areia que compõe imensas dunas, como pequenas gotas que formam as chuvas gestos de compreensão, ternura e respeito são partes de um amor maior. AMIGOS."
Mesmo que não tenham nada em comum, somente compartilhar as mesmas recordações.Sabemos que existe um amanhã
cheio de sonhos e de vontades,
basta acreditarmos em nossa
força interna.
Pαrαbéns, muitαs felicidαdes, tudo de bom hoje e sempre !
Desejo-te muitas felicidades, paz, alegria e muito sucesso. Parabéns."
A amizade consegue ser tão complexa...
Deixa uns desanimados, outros bem felizes...
É a alimentação dos fracos
É o reino dos fortes
Faz-nos cometer erros
Os fracos deixam se ir abaixo
Os fortes erguem sempre a cabeça
os assim assim assumem-os
Sem pensar conquistamos
O mundo geral
e construimos o nosso pequeno lugar
deixando brilhar cada estrelinha
Estrelinhas...
Doces, sensiveis, frias, ternurentas...
Mas sempre presentes em qualquer parte
Os donos da Amizade...
Laís Moreira & João Carlos
Um show de técnica, charme, beleza e elegância
PARABÊNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNNS.
João carlos disse...
Bom...
Não sei nem o que dizer sobre esta homenagem, mas vou ser grato em pequenas palavras: Muito obrigado pelo carinho, prestígio e por acompahar meu trabalho, observação,ser meu fã, mensagens...
Quero lhe dizer que fazemos td isso com muito amor, trabalho, dedicação, cumplicidade, respeito a todos nossos amigos, parentes, colegas, amantes desta arte MS & PB e afins...e contudo o que vale é ver ou ler depoimentos e pessoas como vc que demonstram o quanto nosso valor pessoal como a firgura representante de um Quesito é importante e isso nos da mais força pra continuarmos a buscar mais e mais!!!!
Meus sinceros agradecimentos não só em meu nome mas tb do Casal - João Carlos Camargo e Lais Moreira.
Sucesso!!!!!!
Lais disse...
Elielson, como havia dito obrigada pelo carinho e atenção...Temos o prazer e a felicidade de contar com pessoas como você em nosso caminho, que está presente prestigiando e enaltecendo nosso trabalho, que não parecer mas é dificil, trabalhoso e repleto de dedicação, mas fazemos com amor que é o mais importante. Fico lisonjeada com esta homenagem ficou lindo, mais uma vez obrigada.
Bj no coração
CASAIS DE MESTRE SALAS E PORTAS BANDEIRA DE BÁRBARA......
Vamos entender a origem da dança do Mestre Sala e da Porta Bandeira.
Da junção, num primeiro momento, dos povos formadores da nossa nação: índios, portugueses e negros, iniciou-se desde então a este período de “colonização” a choques étnicos culturais,e desta mescla de conflitos de religião, costumes, conduta e formação social, é que devemos o Brasil de hoje.
Na dança, na música, na pintura, enfim, em todas as formas de arte brasileira encontramos o traço destes povos sensivelmente inseridos.
Na música, nas melodias trazidas da Europa, na percussão, nas entoadas dos índios, nas curimbas e percussão do negro devemos a formação do nosso ritmo mais conhecido, tanto no Brasil, como no mundo: O SAMBA.
Nas manifestações populares o samba contribuiu para outra paixão ncional, na formação e na origem do CARNAVAL que conhecemos hoje. Pois é sem dúvida alguma, a nossa identidade mais forte, em se tratando de Brasil, como para o mundo todo.
O ambiente formador do carnaval são as ESCOLAS DE SAMBA, mais do que um ambiente a Escola de Samba é um modelo social. A interação entre seus componentes parte apenas da vontade de se divertir, cantando e dançando. Não existe um padrão hierárquico social: o indivíduo se distingue por ter mais ou menos habilidade para dançar, cantar ou tocar algum instrumento. As pessoas dos mais diferentes níveis, universitários ou com apenas a educação elementar encontram-se com empresários, médicos e tantos outros, em uma grande salada.
À semelhança do que acontece com os times de futebol, as Escolas de Samba contam com grandes torcidas, e, como eles, possuem cores específicas.
Escola de Samba na verdade é uma espécie de clube, cujo objetivo principal é o desfile de carnaval. A escola possui dois lugares distintos: a quadra(sede) e o barracão. Na quadra acontecem as disputas para a escolha do samba enredo, é onde se fazem os ensaios, quando os componentes aprendem o samba e dançam. O barracão é o lugar onde se prepara o desfile para o carnaval.
Na Escola de Samba, assim como no Brasil, não se define um tipo para o brasileiro, não há como definir uma categoria social ou racial específica, podendo parecer japonês, alemão, árabe, português, africano, índio, italiano, ou a mistura de dois ou três deles, do mesmo modo, o freqüentador da Escola de Samba não pode ser definido.
Talvez seja a mais perfeita integração entre as diversas camadas sociais da população. O que vale é o talento, talento para dançar, cantar, evoluir, em uma grande tenacidade para ganhar o campeonato.
No carnaval, dentro desta manifestação considerada a maior do mundo, o maior teatro à céu aberto, ou ainda o maior espetáculo da terra, este por sua vez possui algumas particularidades como data certa para acontecer. Neste período há desfiles promovidos por uma ou mais escola de samba, cada uma destas escolas com uma comunidade própria. Dentro destas comunidades podemos destacar algumas figuras importantes para que aconteça estes espetáculos em forma de desfile como: COMISSÃO DE FRENTE, PORTA ESTANDARTE, O INTÉRPRETE(cantor), ALEGORIAS, ALA DE BAIANAS, BATERIA, ALAS, PASSISTAS e o CASAL DE MESTRE SALA E PORTA BANDEIRA.
Todos eles possuem importância vital para cada Escola de Samba.
Mas o casal que porta a bandeira símbolo de cada uma possui uma especialidade a parte. Pois , pensem ,se o Brasil fosse uma “Grande Escola de Samba”, como referenciaríamos o casal que carregasse o nosso símbolo maior?
Sem duvida eles são a essência das agremiações que representam.
Vejamos o que a consagradíssima carnavalesca da Imperatriz Leopoldinense do Rio de Janeiro, Rosa Magalhães escreveu em seu livro “FAZENDO O CARNAVAL” sobre a dupla de Mestre Sala e Porta Bandeira:
“ A parte mais representativa da Escola de Samba é o casal de Mestre Sala e Porta Bandeira. Tem a grande responsabilidade de representar o conjunto de todos os participantes. Eles são a essência mesmo da Escola, a raiz mais compacta de uma entidade carnavalesca.
A bandeira de cada agremiação tem tanta importância que se costuma beijar sua borda, oferecida pelo Mestre Sala quando se é uma visita ou em sinal de respeito. Existe todo um cerimonial que envolve a bandeira e o casal.
Cada uma destas bandeiras tem um desenho próprio e as cores são sempre as da escola, e essa decoração também possui simbologias.
A dança é muito importante. O Mestre Sala executa uma coreografia com duas finalidades: cativa a Porta Bandeira e ao mesmo tempo protege o pavilhão que ela carrega. Os trajes podem ser alusivos ao enredo ou tradicionais como as damas da corte de Luís XV. A Porta Bandeira sobretudo, deve estar muito bem vestida, inclusive por que o julgamento tem-se em conta não só a dança como o traje. Não há o que inovar neste setor.”
Da junção, num primeiro momento, dos povos formadores da nossa nação: índios, portugueses e negros, iniciou-se desde então a este período de “colonização” a choques étnicos culturais,e desta mescla de conflitos de religião, costumes, conduta e formação social, é que devemos o Brasil de hoje.
Na dança, na música, na pintura, enfim, em todas as formas de arte brasileira encontramos o traço destes povos sensivelmente inseridos.
Na música, nas melodias trazidas da Europa, na percussão, nas entoadas dos índios, nas curimbas e percussão do negro devemos a formação do nosso ritmo mais conhecido, tanto no Brasil, como no mundo: O SAMBA.
Nas manifestações populares o samba contribuiu para outra paixão ncional, na formação e na origem do CARNAVAL que conhecemos hoje. Pois é sem dúvida alguma, a nossa identidade mais forte, em se tratando de Brasil, como para o mundo todo.
O ambiente formador do carnaval são as ESCOLAS DE SAMBA, mais do que um ambiente a Escola de Samba é um modelo social. A interação entre seus componentes parte apenas da vontade de se divertir, cantando e dançando. Não existe um padrão hierárquico social: o indivíduo se distingue por ter mais ou menos habilidade para dançar, cantar ou tocar algum instrumento. As pessoas dos mais diferentes níveis, universitários ou com apenas a educação elementar encontram-se com empresários, médicos e tantos outros, em uma grande salada.
À semelhança do que acontece com os times de futebol, as Escolas de Samba contam com grandes torcidas, e, como eles, possuem cores específicas.
Escola de Samba na verdade é uma espécie de clube, cujo objetivo principal é o desfile de carnaval. A escola possui dois lugares distintos: a quadra(sede) e o barracão. Na quadra acontecem as disputas para a escolha do samba enredo, é onde se fazem os ensaios, quando os componentes aprendem o samba e dançam. O barracão é o lugar onde se prepara o desfile para o carnaval.
Na Escola de Samba, assim como no Brasil, não se define um tipo para o brasileiro, não há como definir uma categoria social ou racial específica, podendo parecer japonês, alemão, árabe, português, africano, índio, italiano, ou a mistura de dois ou três deles, do mesmo modo, o freqüentador da Escola de Samba não pode ser definido.
Talvez seja a mais perfeita integração entre as diversas camadas sociais da população. O que vale é o talento, talento para dançar, cantar, evoluir, em uma grande tenacidade para ganhar o campeonato.
No carnaval, dentro desta manifestação considerada a maior do mundo, o maior teatro à céu aberto, ou ainda o maior espetáculo da terra, este por sua vez possui algumas particularidades como data certa para acontecer. Neste período há desfiles promovidos por uma ou mais escola de samba, cada uma destas escolas com uma comunidade própria. Dentro destas comunidades podemos destacar algumas figuras importantes para que aconteça estes espetáculos em forma de desfile como: COMISSÃO DE FRENTE, PORTA ESTANDARTE, O INTÉRPRETE(cantor), ALEGORIAS, ALA DE BAIANAS, BATERIA, ALAS, PASSISTAS e o CASAL DE MESTRE SALA E PORTA BANDEIRA.
Todos eles possuem importância vital para cada Escola de Samba.
Mas o casal que porta a bandeira símbolo de cada uma possui uma especialidade a parte. Pois , pensem ,se o Brasil fosse uma “Grande Escola de Samba”, como referenciaríamos o casal que carregasse o nosso símbolo maior?
Sem duvida eles são a essência das agremiações que representam.
Vejamos o que a consagradíssima carnavalesca da Imperatriz Leopoldinense do Rio de Janeiro, Rosa Magalhães escreveu em seu livro “FAZENDO O CARNAVAL” sobre a dupla de Mestre Sala e Porta Bandeira:
“ A parte mais representativa da Escola de Samba é o casal de Mestre Sala e Porta Bandeira. Tem a grande responsabilidade de representar o conjunto de todos os participantes. Eles são a essência mesmo da Escola, a raiz mais compacta de uma entidade carnavalesca.
A bandeira de cada agremiação tem tanta importância que se costuma beijar sua borda, oferecida pelo Mestre Sala quando se é uma visita ou em sinal de respeito. Existe todo um cerimonial que envolve a bandeira e o casal.
Cada uma destas bandeiras tem um desenho próprio e as cores são sempre as da escola, e essa decoração também possui simbologias.
A dança é muito importante. O Mestre Sala executa uma coreografia com duas finalidades: cativa a Porta Bandeira e ao mesmo tempo protege o pavilhão que ela carrega. Os trajes podem ser alusivos ao enredo ou tradicionais como as damas da corte de Luís XV. A Porta Bandeira sobretudo, deve estar muito bem vestida, inclusive por que o julgamento tem-se em conta não só a dança como o traje. Não há o que inovar neste setor.”
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