sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Como nasceu o G.R.C.E.S Escola de Samba Unidos de Santa Bárbara

Como nasceu o G.R.C.E.S Escola de Samba Unidos de Santa Bárbara


A Escola de Samba nasceu do Bloco Carnavalesco Unidos de Santa Bárbara, que foi fundado em 17 de Novembro de 1988, entre os cultos de fé da Tenda de Candomblé da Mãe Helena, uma mulher guerreira nascida em Recife, que veio para São Paulo ainda moça e por fazer parte de um Bloco em sua cidade natal como Porta Estandarte, chegou aqui na terra da garoa carregando um sonho de montar um Bloco Carnavalesco, era um dia de festa em comemoração ao seu aniversário, em sua Tenda no Parque Veredas, onde estavam seus filhos espirituais e amigos todos reunidos. Quando o senhor Everaldo Domingues falou do sonho de sua esposa Mãe Helena e na mesma hora todos toparam, partindo daí unidos pela fé e apaixonados pelo samba, fundaram um Bloco de carnaval com objetivos culturais e sociais em prol á comunidade da região localizada no Jardim Nélia no bairro do Itaim Paulista.
Diversas pessoas participaram fortalecendo a ideia inclusive o atual presidente Nel Costa, que ajudou a realizar o sonho da Mãe Helena em formar uma Entidade Carnavalesca. O nome Santa Bárbara saiu da Tenda de Candomblé da Mãe Helena chamada de Casa de Caridade Santa Bárbara.
Os Primeiros passos de nossa Entidade foram com desfiles despretensiosos em nosso bairro com intuito de levar a alegria para nossa comunidade e nos lugares onde passamos (São Miguel, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos, Arujá, Suzano e entre outros).
De 1992 a 1995 nossa entidade interrompeu suas atividades por motivo do falecimento de nosso fundador Secretário Geral Senhor Everaldo Domingues.
Entretanto, a partir de 1996 a história do Itaim Paulista nos rumos das artes jamais seria a mesma, pois retornamos nossas atividades filiando-se à UESP (União das Escolas de São Paulo).
O Bloco Voltou com raça, ganhou vários títulos em sua categoria e devido a este crescimento a pedido da nossa comunidade, determinação da diretoria a pela fé em nossa Guardiã (DAMA DA NOITE), mudamos a categoria de Bloco para Escola de Samba.



Nenhum comentário:

Postar um comentário